Notícias
NOVO TIRADENTES REALIZA A 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- Publicado em 01/07/2026 às 21:18
- Imprimir
Na terça-feira, 30 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores sediou a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Prefeitura de Novo Tiradentes, por meio da Secretaria de Assistência Social e do COMDICA.
Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e a Democracia Participativa”, o evento proporcionou um importante espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para a infância e a adolescência.
A conferência contou com a palestra da Fabiana Zanardi, que conduziu as discussões sobre os desafios e avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, destacando a importância da participação da sociedade na construção de um futuro mais justo, inclusivo e democrático.
O evento reuniu representantes do poder público, profissionais da rede de atendimento, conselhos municipais, entidades, lideranças comunitárias, além de alunos das redes municipal e estadual de ensino, promovendo um amplo debate sobre temas essenciais para a proteção e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Durante os trabalhos, os participantes discutiram seis eixos temáticos:
Eixo 1: Aprimoramento do controle social e fortalecimento da participação social;
Eixo 2: Fortalecimento dos Conselhos Tutelares;
Eixo 3: Promoção da convivência familiar e comunitária;
Eixo 4: Prevenção e enfrentamento às violências;
Eixo 5: Prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente no trabalho;
Eixo 6: Aprimoramento da execução das medidas socioeducativas.
Ao longo da conferência, também foram apresentadas e debatidas propostas que serão encaminhadas para as próximas etapas da conferência, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
A expressiva participação da comunidade e dos diversos segmentos da sociedade demonstrou o compromisso coletivo com a construção de políticas cada vez mais eficazes, reafirmando a importância do diálogo e da participação social na promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência em Novo Tiradentes.